quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Carros poderão ter películas mais escuras


Nova lei reduz nível de visibilidade permitido para o vidro traseiro de 50% para 28%

A partir de agora, os motoristas podem reduzir o percentual de visibilidade nos vidros traseiros dos carros, segundo informações do site G1. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) divulgou nesta quarta-feira as novas regras para o uso de películas, também conhecidas como insulfilm, em território nacional. O nível permitido passará de 50% para 28%, ou seja, poderá ser mais escuro.

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), estudos feitos pelo órgão comprovaram que o “escurecimento” não atrapalha, já que o motorista pode usar o auxílio dos retrovisores. A fiscalização obrigatória para quem instalar o insulfilm, antes feita com base na marca oferecida pelo instalador da película, será agora realizada por um equipamento chamado medidor de transmitância luminosa, aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e pelo Denatran.

Quem desrespeitar a lei, considerada infração grave, receberá multa de R$ 127,69, cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ainda terá o veículo retido, e ele só será liberado depois que os vidros do carro forem trocados.

Segundo a nova lei, que substitui a de 26 de outubro de 2007, os veículos deverão sair de fábrica com os vidros laminados — em caso de quebra, os cacos ficam presos a uma película que protege o vidro, reduzindo o risco de ferimento às pessoas. As montadoras não podem vender carros com o insulfilm instalado. Fica a critério do cliente a instalação.
No caso dos vidros incolores dos pára-brisas, a transmissão luminosa não poderá ser inferior a 75%. Fica proibida também a aplicação de películas refletivas nas áreas envidraçadas.


Abaixo a resolução do CONTRAN, sobre a mudança na lei para aplicação de pelicula.

RESOLUÇÃO N.º 254 , DE 26 DE OUTUBRO DE 2007
Estabelece requisitos para os vidros de segurança e critérios para aplicação de inscrições, pictogramas e películas nas áreas envidraçadas dos veículos automotores, de acordo com o inciso III, do artigo 111 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB
O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO -CONTRAN, usando das atribuições que lhe foram conferidas pelo inciso I, do art. 12, da Lei n° 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro, e conforme o Decreto n° 4.711, de 29 de maio de 2003, que dispõe sobre a Coordenação do Sistema Nacional de Trânsito, e
Considerando a necessidade de regulamentar o uso dos vidros de segurança e definir parâmetros que possibilitem atribuir deveres e responsabilidades aos fabricantes e/ou a seus representantes, através de fixação de requisitos mínimos de segurança na fabricação desses componentes de veículos, para serem admitidos em circulação nas vias públicas nacionais;
Considerando a necessidade de aperfeiçoar e atualizar os requisitos de segurança para os veículos automotores nacionais e importados;
Considerando a necessidade de estabelecer os mesmos requisitos de segurança para vidros de segurança dotados ou não de películas, resolve:
Art. 1º Os veículos automotores, os reboques e semi-reboques deverão sair de fábrica com as suas partes envidraçadas equipadas com vidros de segurança que atendam aos termos desta Resolução e aos requisitos estabelecidos na NBR 9491 e suas normas complementares.
§1º Esta exigência se aplica também aos vidros destinados a reposição.
Art. 2º Para circulação nas vias públicas do território nacional é obrigatório o uso de vidro de segurança laminado no pára-brisa de todos os veículos a serem admitidos e de vidro de segurança temperado, uniformemente protendido, ou laminado, nas demais partes envidraçadas.
Art. 3º A transmissão luminosa não poderá ser inferior a 75% para os vidros incolores dos pára-brisas e 70% para os pára-brisas coloridos e demais vidros indispensáveis à dirigibilidade do veículo.
§ 1º Ficam excluídos dos limites fixados no caput deste artigo os vidros que não interferem nas áreas envidraçadas indispensáveis à dirigibilidade do veículo. Para estes vidros, a transparência não poderá ser inferior a 28%.
§ 2º Consideram-se áreas envidraçadas indispensáveis à dirigibilidade do veículo, conforme ilustrado no anexo desta resolução:
I -a área do pára-brisa, excluindo a faixa periférica de serigrafia destinada a dar acabamento ao vidro e à área ocupada pela banda degrade, caso existente, conforme estabelece a NBR 9491;
II – as áreas envidraçadas situadas nas laterais dianteiras do veículo, respeitando o campo de visão do condutor.
§ 3º Aplica-se ao vidro de segurança traseiro (vigia) o disposto no parágrafo primeiro, desde que o veículo esteja dotado de espelho retrovisor externo direito, conforme a legislação vigente.
Art. 4º Os vidros de segurança a que se refere esta Resolução, produzidos no Brasil, deverão trazer marcação indelével em local de fácil visualização contendo, no mínimo, a marca do fabricante do vidro e o símbolo de conformidade com a legislação brasileira, definido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO.
Art. 5º Fica a critério do DENATRAN admitir, exclusivamente para os vidros de segurança, para efeito de comprovação do atendimento às exigências desta Resolução, os resultados de testes e ensaios obtidos por procedimentos equivalentes, realizados no exterior.
§ 1º Serão aceitos os resultados de ensaios admitidos por órgãos reconhecidos pela Comissão ou Comunidade Européia e os Estados Unidos da América, em conformidade com os procedimentos adotados por esses organismos.
§ 2º Nos casos previstos no § 1º deste artigo, a identificação da conformidade dos vidros de segurança dar-se-á, alternada ou cumulativamente, através de marcação indelével que contenha no mínimo a marca do fabricante e o símbolo de conformidade da Comissão ou da Comunidade Européia, constituídos pela letra “E” maiúscula acompanhada de um índice numérico, representando
o país emitente do certificado, inseridos em um círculo, ou pela letra “e” minúscula acompanhada de um número representando o país emitente do certificado, inseridos em um retângulo e, se dos Estados Unidos da América, simbolizado pela sigla “DOT”. Art. 6º O fabricante, o representante e o importador do veículo deverão certificar-se de que seus produtos obedecem aos preceitos estabelecidos por esta Resolução, mantendo-se em condição de comprová-los, quando solicitados pelo Departamento Nacional de Trânsito -DENATRAN.
Art. 7º A aplicação de película não refletiva nas áreas envidraçadas dos veículos automotores, definidas no art. 1°, será permitida desde que atendidas as mesmas condições de transparência para o conjunto vidro-película estabelecidas no Artigo 3° desta Resolução.
§ 1° A marca do instalador e o índice de transmissão luminosa existentes em cada conjunto vidro-película localizadas nas áreas indispensáveis à dirigibilidade serão gravados indelevelmente na película por meio de chancela, devendo ser visíveis pelos lados externos dos vidros.
Art. 8º Fica proibida a aplicação de películas refletivas nas áreas envidraçadas do veículo.
Art. 9° Fora das áreas envidraçadas indispensáveis à dirigibilidade do veículo, a aplicação de inscrições, pictogramas ou painéis decorativos de qualquer espécie será permitida, desde que o veículo possua espelhos retrovisores externos direito e esquerdo e que sejam atendidas as mesmas condições de transparência para o conjunto vidro-pictograma/inscrição estabelecidas no § 1º do art. 3º desta Resolução.
Art.10 A verificação dos índices de transmitância luminosa estabelecidos nesta Resolução será realizada na forma regulamentada pelo CONTRAN, mediante utilização de instrumento aprovado pelo INMETRO e homologado pelo DENATRAN.
Art. 11 O disposto na presente Resolução não se aplica a máquinas agrícolas, rodoviárias e florestais e aos veículos destinados à circulação exclusivamente fora das vias públicas e nem aos veículos incompletos ou inacabados.
Art. 12 O não cumprimento do disposto nesta Resolução implicará na aplicação das penalidades previstas no inciso XVI do art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro.
Art. 13 Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as Resoluções n.ºs 784/94, 73/98 e demais disposições em contrário.


5 comentários:

Unknown disse...

Olá amigo,

Parabéns pela iniciativa em criar este blog. Como proprietário e amante de um Polo Classic, sempre senti falta de um espaço na internet como um Clube para nós, assim como há para outros veículos.
Acredito que dentre em breve você receberá vários comentários elogiando -o, a medida que o conteúdo for aumentando.
Fica aqui minha sugestão: a criação também de um fórum para trocarmos mais informações, e posteriormente a publicação das sugestões contidas no forum em um site (ou mesmo blog) assim como ocorreu com o "Clube Corsa".
Precisando, pode contar comigo para o apoio. Qualquer coisa entre em contato pelo e-mail animes.bart@gmail.com

Atenciosamente,

Saulo.

Unknown disse...

Boa tarde vcs tem a moldura do retrovisor do pólo do lado do motorista

Unknown disse...

Boa tarde pessoal!!
Tenho um clássico e não vendo ele de jeito nem um pois é um ótimo carro e ainda mais eu coloquei rodas 17 nele e fico top demais..

Pessoal vejo que tem muitas reclamações sobre o carro parar na chuva o meu tava com esse problema e resolvi o do meu carro e agora passo chutado nas poças de água e não para mais,se alguém tiver com um problema parecido com esse chama no what que dou umas dicas que provavelmente irá resolver o seus problemas..

31-99282-5437 whats ..

Só chamar que dou a dica é tenho certeza que irar resolver...

Unknown disse...

Ola pesdoal...primeiro vou contar o que acinteceu...meu nome é sergio tengi 44 anos r a uns anos atras comprei um polo classic 1998 usei ele durante 3 anos e vendi bem barato pra o meu filho pra ajudar ele porque ele nao tinha condicoes de pagar muito e conprei um 206 2004 e ha um ano comprei um golzinho e vendi o 206 pra o meu filho mais novo tb bem baratinho tb pra ajudar..na semana passada quando meu filho tava chegando em casa com o 206 foi abordado por 2 bandidos e levaram o 206 foi um desespero e entao pegamos o polo e fomos atras e encontramos o 206 e colidimos de frente ...bom pra resumir os caras atirarm em nos e fugiram deixando i 206 ..mais os 2 carros estao batidos infelizmente. ..eu queria pedir se alguem do grupo podia da uma forca se alguem tiver capo painel frontal farol grade parachoque pra vender por um preco mais em conta pra ajudar os meninos entre em contato pelo watssap 11 970979385 vou agradecer muito ...obrigado a todos

Forex Signals disse...

John and Horace Dodge brought their bicycle and machine factory to Detroit, Michigan, USA in 1901. There they helped design parts for early Oldsmobiles. In 1902 they were approached by Henry Ford and assisted him in financing his auto company. They also made parts for Ford. By 1914 they were ready to start their own company, naming it Dodge Brothers Motor Vehicle Company. They sued Ford over dividends and expansion plans in 1917